Loading…
  • 0

AGENDA 

  • 9 abr

  • ALENTEJO CANTADO
    Polónia

  • 13 abr

    PEDRO MESTRE
    Suiça  - Portugal Open

  •  

 

Após o sucesso de Campaniça do Despique, Pedro Mestre irá editar brevemente um novo trabalho discográfico Mercado dos Amores, que assinala 25 anos do seu percurso musical a "Cantar o  Alentejo e Outros Cantos do Sul à Viola Campaniça". 

Mercado dos Amores recria uma realidade na vida do Cante Alentejano e da Viola Campaniça, que tiveram como palcos as feiras e mercados da região. lugares de encontro de poetas, trovadores e repentistas, homens do campo. Gente que ia à feira comprar e vender. Mas também para se divertir e conviver, para dar e receber novidades, cantadas na roda do despique. 

Feiras e mercados onde se passeavam amores, num pé de dança ao som da Viola Campaniça. Onde se aprendiam modas, que apareciam em voltas de um copo de vinho.                                                                                                                                                  

 

O Cante Alentejano é reconhecido pela UNESCO, desde 2014, como Património Cultural e Imaterial da Humanidade. Há 25 anos a cantar a música tradicional do Alentejo, pioneiro do projeto de salvaguarda do Cante, fundador e ensaiador de corais alentejanos, Pedro Mestre é um dos principais responsáveis pelo surgimento de novas gerações na música tradicional do Alentejo, levando o Cante Coral alentejano para as Escolas, onde desde 2006 ensina a tradição a alunos do 1º ciclo, em várias escolas do Baixo Alentejo. (...)