geral@pedromestre.com.pt  |  TM +351 969 415 729

 

 

Pedro Mestre é natural da Aldeia da Sete (Castro Verde) e tem dedicado a sua vida á música tradicional alentejana, desenvolvendo vários projetos nesta área enquanto cantor, tocador/construtor de viola Campaniça, instrumento que aprendeu a tocar com os Mestres, Manuel Bento e Francisco António.

• É fundador/ensaiador de grupos corais alentejanos, integrando alguns deles, nomeadamente o “Grupo Coral e Etnográfico – Os Cardadores” da Sete, Grupo Coral Feminino “As Papoilas” do Corvo. Grupos estes que integram a ACA - Associação de Cante Alentejano “Os Cardadores”, a qual preside. Integra igualmente o Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento e o Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz. 

• Integra vários projetos musicais a nível nacional e internacional com destaque para: “Grupo Viola Campaniça”; o Grupo de cante tradicional “4uatro ao Sul; Grupo Rastolhice; “Encontro de Violas – Viola Campaniça e Viola Caipira - Pedro Mestre e Chico Lobo”; “Les Voix Du 7 Sóis” Orquestra do Festival - “Sete Sóis Sete Luas”; Campaniça Trio; Alentejo Cantado.

• Participou e promoveu os espetáculos musicais “O Homem que á Terra Canta – Vozes, Violas e Guitarras”, “Festejos da Terra” e “Vozes Que Cantam Cultura”, promovido pela (en)Rede-Rede Internacional de Municípios pela Cultura.

• Em 2012 dirigiu o espetáculo Gerações do Cante – Alentejo Solidário, promovido pela Fundação INATEL, em parceria com os municípios de Beja, Almodôvar e Serpa. Esta ideia serviu de mote para a realização de um outro Espetáculo “Alentejo Canta em Duas Gerações”, sob a direção musical de Pedro Mestre e promoção da Viola Campaniça Produções, o qual evoca as mais genuínas polifonias do Alentejo, através de um encontro de gerações.

• Desde 2006 que desenvolve o projeto “Cante nas Escolas”, enquanto animador de música tradicional/cante alentejano, nas escolas do 1º ciclo do ensino básico. Neste âmbito surgiu o Grupo Coral Juvenil de Almodôvar e Grupo de Cante Juvenil de Vila Nova de São Bento, ambos formados por alunos que frequentaram o mencionado projeto.

• Em 2009 iniciou a disciplina de Cante Alentejano na Academia Sénior de Serpa. Neste âmbito fundou um Grupo Coral Misto,  formado por alunos.

• Em 2015 apresentou o seu primeiro trabalho discográfico a solo "Campaniça do Despique", distinguido em 2016 com o Prémio Carlos Paredes.

• Em 2017 apresentou o DVD do concerto Pedro Mestre & Convidados, realizado no CCB, em Lisboa, a 22 de setembro de 2015.

•Em 2017 assumiu a coordenação do Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso, sediado em São Martinho das Amores (concelho de Odemira).

•Em 2019 lança o seu segundo trabalho discográfico "Mercado dos Amores."

• A par da música, dedica-se à recolha etnográfica, possuindo já um considerável acervo audiovisual, onde a cultura imaterial ganha destaque. Neste âmbito tem vindo a colaborar em algumas obras nomeadamente: Viola Campaniça, O Outro Alentejo de José Alberto Sardinha (2001); Tocadores Portugal Brasil, Sons em Movimento de Lia Marchi (2006); Caderno de Danças do Alentejo (Lia Marchi 2010); participou como orador, no Seminário Voa Viola através do painel “Aspetos socioculturais na música da viola no Brasil e em Portugal”, BH, Brasil (2010); editou o DVD – De Minas Ao Alentejo –Chico Lobo e Pedro Mestre, lançado no Brasil em setembro 2013 e em Portugal em 2015. 


Entre as várias atividades desenvolvidas, está a sua paixão pela recolha e coleção de instrumentos musicais tradicionais, nomeadamente instrumentos de corda com forte incidência sobre as violas de arame. E é sócio-gerente da empresa Pedro Mestre Viola Campaniça Produções Culturais, sediada na Aldeia da Sete (Castro Verde).



 

More in this category: « Viola Campaniça